Nesta segunda-feira (6), a governadora Raquel Lyra anunciou a realização de um concurso público para preencher 214 vagas na Polícia Científica de Pernambuco. A resolução que autoriza a aplicação do certame foi assinada pela gestora e será publicada no Diário Oficial do Estado. As vagas estão distribuídas da seguinte forma: 77 para agentes de medicina legal, 60 para médicos legistas e 77 para peritos criminais. Este anúncio se soma a uma série de concursos já divulgados nos últimos 10 meses, que somam mais de 4.000 vagas para a Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
O Governo de Pernambuco tem priorizado a recomposição do efetivo das forças de segurança, entregando novas viaturas, coletes balísticos e contratando pessoal. Além disso, a governadora destacou o investimento na prevenção à violência e na agilidade na elucidação de crimes como medidas fundamentais para proporcionar maior segurança à população.
A secretária de Administração do Estado, Ana Maraíza, enfatizou a importância do concurso público na recomposição do efetivo da Polícia Científica de Pernambuco e seu impacto positivo na política de segurança pública.
A resolução também prevê a criação de uma comissão, presidida pela SAD e com a participação da SDS, para tratar dos procedimentos de abertura do concurso. Detalhes adicionais serão definidos em uma portaria conjunta entre as secretarias.
Desde o início de 2023, o governo já empossou 338 policiais penais aprovados no concurso de 2021 e entregou novas viaturas e coletes balísticos, com um investimento total estimado em R$ 1 bilhão no setor de segurança até o final de 2026. Pernambuco reafirma seu compromisso em garantir a segurança da população e fortalecer suas forças de segurança.