FISCAL DE TRIBUTOS
Informática
[Prefeitura de Iguaracy - PE, 2024]
1 - No Microsoft Excel, gráficos são usados para visualizar dados de maneira clara e eficiente. Sobre os tipos de gráficos disponíveis no Excel, analise as afirmativas:
I. O gráfico de linhas é apropriado para exibir tendências ao longo do tempo.
II. O gráfico de barras exibe os dados organizados em colunas horizontais.
III. O gráfico de pizza é útil para comparar dados entre categorias distintas.
IV. O gráfico de dispersão é adequado para visualizar correlações entre variáveis numéricas.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Alternativas
A - I e II, apenas.
B - II e III, apenas.
C - I, II e IV, apenas.
D - I, III e IV, apenas.
[Prefeitura de Iguaracy - PE, 2024]
2 - Os navegadores de internet desempenham papel fundamental na navegação e no acesso a informações. Sobre as funcionalidades e recursos do Google Chrome, Mozilla Firefox e Internet Explorer, analise as afirmativas:
I. O Google Chrome permite o uso de extensões para adicionar funcionalidades ao navegador.
II. O Internet Explorer, em suas versões mais recentes, foi substituído pelo Microsoft Edge.
III. O Mozilla Firefox possui uma função de navegação privativa que impede o rastreamento de histórico.
IV. Todos os navegadores suportam atualização automática de páginas da web sem intervenção do usuário.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Alternativas
A - I e II, apenas.
B - II e III, apenas.
C - I, II e III, apenas.
D - II, III e IV, apenas.
GABARITO
1 - Resolução e Comentário
Pessoal a alternativa correta é: C - I, II e IV, apenas.
A assertiva aborda conhecimentos a respeito do Microsoft Excel.
I- CERTA. O gráfico de linhas é utilizado para mostrar como os dados evoluem ao longo do tempo, como, por exemplo, a variação de uma variável de ano para ano ou mês a mês.
II- CERTA. O gráfico de barras é utilizado para exibir dados em barras horizontais, o que facilita a comparação entre diferentes categorias.
III- ERRADA. O gráfico de pizza é utilizado para mostrar a proporção de um todo (percentuais), mas não é ideal para comparar dados entre categorias, especialmente quando há muitas categorias ou os valores são muito semelhantes.
IV- CERTA. O gráfico de dispersão é utilizado para analisar a relação entre duas variáveis numéricas, permitindo visualizar correlações ou padrões entre os dados.
2 - Resolução e Comentário
Pessoal, a alternativa correta é: C - I, II e III, apenas.
- O Google Chrome permite o uso de extensões para adicionar funcionalidades ao navegador.
Correto. O Google Chrome suporta extensões que podem ser instaladas na Chrome Web Store, permitindo ao usuário personalizar o navegador com funcionalidades extras.
- O Internet Explorer, em suas versões mais recentes, foi substituído pelo Microsoft Edge.
Correto. O Internet Explorer foi oficialmente substituído pelo Microsoft Edge como o navegador padrão da Microsoft, especialmente no Windows 10 e posteriores. Inclusive, o Internet Explorer foi descontinuado.
III. O Mozilla Firefox possui uma função de navegação privativa que impede o rastreamento de histórico.
Correto. O Firefox oferece um modo de navegação privativa que impede o armazenamento de histórico de navegação, cookies e outros dados.
- Todos os navegadores suportam atualização automática de páginas da web sem intervenção do usuário.
Incorreto. Embora alguns navegadores permitam a atualização automática de páginas via scripts ou extensões, isso não é um recurso nativo e automático de todos os navegadores. Além disso, muitos dependem de configurações adicionais ou extensões para esse comportamento.
FISCAL DE TRIBUTOS
Português
Novos ministérios
Falam os jornais na criação de novos ministérios. Ninguém poderá dizer que seja uma desnecessidade. O Brasil é grande e rico. Estão aí a exposição e a caristia dos aluguéis de casa, para prová-lo. Até bem pouco era governado por cinco ministros: Guerra, Marinha, Viação, Justiça, Exterior. Há alguns anos acrescentaram mais um: o da Agricultura. Veio a calhar. A nossa lavoura definhava, a pecuária agonizava e a carne-seca estava barata. Mal é criado o Ministério da Agricultura, a lavoura toma um próspero surto; os bois, as vacas, os cabritos, os carneiros, os suínos aumentam de uma forma assustadora; e a carne-seca fica cara, caríssima. O exemplo dessa recente instalação ministerial é deveras animador para fazermos mais outras. Estou bem certo que, em vindo elas, as dificuldades atuais por que passam a Pátria, o Governo e o Povo desaparecerão. O que é indispensável é escolher bem os títulos de novos departamentos da alta administração federal e o objetivo de sua ação.
Apontam a criação de um Ministério dos Correios e Telégrafos. Para quê? Os Correios e Telégrafos, como estão, vão muito bem. Fazer deles um ministério é complicar mais a coisa. Imaginem só um ministro de Estado, recebendo a reclamação pelo extravio de uma carta ou pela demora de transmissão de um despacho telegráfico? Será possível? Não; não pode ser.
Disponível em: https://cronicabrasileira.org.br/cronicas/16321/novosministerios. Acesso em: 03 de set. 2023. (adaptado)
[Prefeitura de Ingazeira - PE, 2023]
1 - Com base no texto “Novos ministérios”, analise as afirmativas a seguir:
I. Em: “Estão aí a exposição e a caristia dos aluguéis de casa, para prová-lo.”, o termo caristia está incorretamente grafado, devendo ser substituído por “carestia”.
II. Em: “Até bem pouco era governado por cinco ministros [...]”, os termos grifados compõem uma locução adverbial de intensidade.
III. Em: “A nossa lavoura definhava, a pecuária agonizava e a carne-seca estava barata.”, os termos grifados são, respectivamente, um artigo definido, um verbo conjugado no modo indicativo e um substantivo composto.
Marque a alternativa correta:
- a) Todas as alternativas estão corretas.
- b) Nenhuma alternativa está correta.
- c) Apenas uma das alternativas está correta.
- d) Apenas duas alternativas estão corretas.
[Prefeitura de Ingazeira - PE, 2023]
2 - Com base no texto “Novos ministérios”, analise as afirmativas a seguir:
I. No trecho: “Imaginem só um ministro de Estado, recebendo a reclamação pelo extravio de uma carta [...]”, o modo imperativo do verbo destacado imaginar é uma estratégia para defender o argumento do autor do texto, na medida em que possibilita o diálogo entre o leitor e o interlocutor.
II. O texto “Novos ministérios” faz uma denúncia de uma situação que afeta potencialmente a sociedade brasileira, mas os questionamentos do trecho “Imaginem só um ministro de Estado, recebendo a reclamação pelo extravio de uma carta ou pela demora de transmissão de um despacho telegráfico? Será possível?”, levam os leitores a pensar que talvez o ponto de vista do autor do texto esteja errado.
Marque a alternativa correta:
- a) As duas afirmativas são verdadeiras.
- b) A afirmativa I é verdadeira e a II é falsa.
- c) A afirmativa II é verdadeira e a I é falsa.
- d) As duas alternativas são falsas.
GABARITO
1 - Resolução e Comentário
Pessoal, a alternativa correta é: C - I, II e III, apenas.
Em: “Estão aí a exposição e a caristia dos aluguéis de casa, para prová-lo.”, o termo caristia está incorretamente grafado, devendo ser substituído por “carestia”.
- Correto.
O termo “caristia” está grafado de forma incorreta. A grafia correta é “carestia”, que significa "alto custo de vida" ou "encarecimento dos preços". Logo, a afirmativa I está correta.
- Em: “Até bem pouco era governado por cinco ministros [...]”, os termos grifados compõem uma locução adverbial de intensidade.
- Incorreto.
A expressão "até bem pouco" não indica intensidade, mas sim tempo. Trata-se, portanto, de uma locução adverbial de tempo, e não de intensidade. Assim, a afirmativa II está errada.
III. Em: “A nossa lavoura definhava, a pecuária agonizava e a carne-seca estava barata.”, os termos grifados são, respectivamente, um artigo definido, um verbo conjugado no modo indicativo e um substantivo composto.
- Correto.
- “A” → artigo definido.
- “Definhava” → verbo conjugado no modo indicativo, no tempo pretérito imperfeito.
- “Carne-seca” → substantivo composto.
Resumo:
I está correta.
II está incorreta.
III está correta.
Logo, duas afirmativas estão corretas, o que torna a alternativa d) Apenas duas alternativas estão corretas a resposta certa.
2 - Resolução e Comentário
Pessoal, a alternativa correta é: C - I, II e III, apenas.
- I. O modo imperativo em “Imaginem só” é, de fato, usado como estratégia argumentativa para aproximar o leitor, permitindo que ele visualize a situação e reflita sobre o argumento do autor.
- II. O texto não sugere que o ponto de vista do autor esteja errado; pelo contrário, o tom irônico e as perguntas retóricas reforçam a posição crítica contra a criação de novos ministérios.
FISCAL DE TRIBUTOS
Matemática
[Prefeitura de Ingazeira - PE, 2023]
1 - Analise as informações a seguir:
I. Sempre que a e b forem números primos, então o mínimo múltiplo comum de a e b, multiplicado pelo máximo divisor comum de a e b, será igual ao produto de a por II. Em um painel luminoso, as lâmpadas vermelhas piscam a cada 8 segundos e as lâmpadas verdes piscam a cada 6 segundos. Se elas piscarem juntas, quando o painel for acionado, então elas piscarão juntas mais 2 vezes até o primeiro minuto após o painel ter sido ligado.
Marque a alternativa CORRETA:
a) As duas afirmativas são verdadeiras.
b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
d) As duas afirmativas são falsas.
[Prefeitura de Ingazeira - PE, 2023]
2 - Analise as informações a seguir:
I. 2/3 de 1/5 de 3/2 de uma produção de 200 kg de uva equivalente a 40 kg de uva.
II. Do valor que Ana recebeu com sua produção de mangaba, ela gastou 1/5 com a feira do mês, 1/8 com as contas da casa e metade do que sobrou ela comprou um tênis para o filho. Sabendo que o tênis custou R$ 250,00 reais, então ela recebeu R$ 1.800,00.
Marque a alternativa CORRETA:
a) As duas afirmativas são verdadeiras.
b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
d) As duas afirmativas são falsas.
GABARITO
1 - Resolução e Comentário
1 - Pessoal, a alternativa correta é: A - As duas afirmativas são verdadeiras.
- Sempre que a e b forem números primos, então o mínimo múltiplo comum (MMC) de a e b, multiplicado pelo máximo divisor comum (MDC) de a e b, será igual ao produto de a por b.
- Verdadeira.
Se aaa e bbb são números primos, o MDC(a, b) = 1, já que números primos não possuem divisores comuns além do 1. Assim, o MMC(a,b)×MDC(a,b)=a×bMMC(a, b) times MDC(a, b) = a times bMMC(a,b)×MDC(a,b)=a×b, o que valida a afirmativa.
- Em um painel luminoso, as lâmpadas vermelhas piscam a cada 8 segundos e as verdes a cada 6 segundos. Se piscarem juntas ao ser acionado, elas piscarão juntas mais 2 vezes até o primeiro minuto.
- Verdadeira.
Para saber quando elas piscam juntas novamente, calculamos o MMC(8, 6) = 24 segundos.
Isso significa que elas piscam juntas a cada 24 segundos:
- Primeira vez: t=0t = 0t=0 (início).
- Segunda vez: t=24t = 24t=24 segundos.
- Terceira vez: t=48t = 48t=48 segundos.
No intervalo de 1 minuto (60 segundos), elas piscam juntas 3 vezes (0s, 24s e 48s), sendo 2 vezes além do início.
2 - Resolução e Comentário
Pessoal, a alternativa correta é: A - As duas afirmativas são verdadeiras.
Afirmação I:
![](https://concurseirosmunicipais.com.br/v1/wp-content/uploads/2025/01/Captura-de-tela-2025-01-25-213152.png)
Conclusão: O cálculo está correto, e a produção equivale a 40 kg. A afirmativa I é verdadeira.
Afirmação II
![](https://concurseirosmunicipais.com.br/v1/wp-content/uploads/2025/01/Captura-de-tela-2025-01-25-213249.png)
Conclusão: O valor recebido por Ana foi R$ 1.800,00. A afirmativa II é verdadeira.
Português
[PM São Luiz do Quitunde – AL]
Leia o texto a seguir.
Uma revolução educacionista para completar a Abolição "O novo livro de Cristovam Buarque, A última trincheira da escravidão, inscreve-se na melhor tradição de pensadores que souberam projetar o Brasil para além do imediato. Diante da nossa imoral desigualdade social, todos ficam tentados a discutir políticas sociais de efeito imediato. Trata-se de aliviar o sofrimento de milhões de brasileiros. O quanto antes. Mas isso não nos deveria eximir de pensar o médio e o longo prazos. E imaginar mudanças para que o nosso desenvolvimento corrija o atraso, a pobreza e a exclusão. Só assim teremos um projeto de país. (…)
Quem tem o privilégio de ler esse seu livro, logo se convence da importância da cruzada de Cristovam por uma revolução educacionista. Imaginar um Brasil desenvolvido e socialmente justo depende de uma condição essencial: uma educação básica de qualidade com acesso equitativo para ricos e pobres. Nesse livro, Cristovam mostra que o acesso equitativo à escola de qualidade é o principal vetor do desenvolvimento. Mais do que um mero investimento ou política social. E apresenta uma proposta consistente de um Sistema Único Nacional Público para a educação de base. O mapa para alguém ser livre é a escola quem dá. Sem a educação de qualidade, ninguém pode saber o caminho para viver livremente na contemporaneidade. Somente no século 21, o Brasil começou a matricular todos na escola. Mas em escolas desiguais. Aí surge a última trincheira da escravidão: a dualidade da escola-senzala e da escola-casa-grande. (...)
Os descendentes sociais dos escravizados estão nas escolas de baixa qualidade. Sem acesso ao aparato básico para exercer uma cidadania plena no novo mundo digital. Eles são a vasta maioria do povo brasileiro. Já para os descendentes sociais dos escravocratas, este triste país garante escolas de nível internacional e lhes proporciona uma formação com todas as ferramentas do conhecimento necessárias para trabalhar e empreender no novo ambiente tecnológico." (Trecho de artigo de opinião escrito por Maurício Rands, publicado no Correio Braziliense, em 16/02/2023.) Acesso em 25AGO2024
Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/opiniao/2023/02/5074060- artigo-uma-revolucao-educacionista-para-completar-aabolicao.html
1 - Segundo o autor, qual a principal tese defendida por Cristovam Buarque em seu livro?
a) A necessidade de políticas sociais de efeito imediato para aliviar o sofrimento da população.
b) A desigualdade educacional como a principal herança da escravidão no Brasil.
c) A importância de pensar em projetos de longo prazo para o desenvolvimento do país.
d) A necessidade de um sistema único de saúde para garantir o bem-estar da população.
Conhecimentos específicos
[PM São Luiz do Quitunde – AL]
2 - Associate the terms numbered 1 to 4 with the definitions in the second column.
(1) Phonetics
(2) Adjective
(3) Vocabulary
(4) Syntax
( ) All the words known and used by a particular person.
( ) The study of the sounds made by the human voice in speech.
( ) A word that describes a person or thing.
( ) The grammatical arrangement of words in a sentence.
In the order presented in the second column, the correct sequence is:
a) 2 – 4 – 1 – 3.
b) 2 – 3 – 4 – 1.
c) 3 – 1 – 2 – 4.
d) 3 – 4 – 1 – 2
GABARITO
1 - Resolução e Comentário
Pessoal, a alternativa correta é: B - A desigualdade educacional como a principal herança da escravidão no Brasil.
Análise da tese principal de Cristovam Buarque:
- O texto destaca que Cristovam Buarque defende uma revolução educacionista como essencial para corrigir a desigualdade social no Brasil.
- Ele argumenta que a desigualdade educacional é a última trincheira da escravidão, uma vez que divide a sociedade entre:
- Escola-senzala: escolas públicas de baixa qualidade, frequentadas majoritariamente por descendentes sociais dos escravizados.
- Escola-casa-grande: escolas de alto nível, frequentadas por descendentes sociais dos escravocratas.
Opções de resposta:
- a) Errada. Cristovam não foca em políticas imediatas, mas em soluções de longo prazo por meio de uma educação equitativa e de qualidade.
- b) Correta. O autor do texto evidencia que a principal herança da escravidão no Brasil é a desigualdade educacional, e Cristovam propõe combatê-la por meio de um Sistema Único Nacional Público para a educação básica.
- c) Errada. Apesar de pensar em longo prazo ser importante, a tese principal gira em torno da desigualdade educacional como herança da escravidão.
- d) Errada. O texto não aborda um sistema único de saúde, mas sim de educação.
2 - Resolução e Comentário
Pessoal, a alternativa correta é: C - 3 – 1 – 2 – 4.
Definição de "Vocabulary":
- "All the words known and used by a particular person" corresponde ao termo Vocabulary (3).
- O vocabulário é o conjunto de palavras que uma pessoa conhece ou utiliza.
Definição de "Phonetics":
- "The study of the sounds made by the human voice in speech" corresponde ao termo Phonetics (1).
- A fonética estuda os sons da fala humana.
Definição de "Adjective":
- "A word that describes a person or thing" corresponde ao termo Adjective (2).
- Adjetivos são palavras que descrevem características ou qualidades de pessoas ou objetos.
Definição de "Syntax":
- "The grammatical arrangement of words in a sentence" corresponde ao termo Syntax (4).
- A sintaxe estuda a organização e estrutura gramatical das palavras nas frases.
Sequência final:
- Vocabulary (3)
- Phonetics (1)
- Adjective (2)
- Syntax (4)